SIMPOSIO

II SIMPOSIO INTERNACIONAL EDiSo

FECHA

10:00:00

LUGAR

Universidade de Coimbra

PRECIO

0.1€

COMPARTIR

II SIMPOSIO INTERNACIONAL EDiSo

II Simpósio Internacional EDiSo: Discursos e Sociedades em Movimento/Discursos y sociedades en movimiento/

 

Seguindo contactos no I Simpósio EDiSo (Sevilha,2014), convidamos os grupos de investigação a participar no II Simpósio de EDiSo (Coimbra, 18-20 de junho de 2015). Trata-se de apresentar e discutir em três mesas redondas as perspetivas sobre os dados que os diversos grupos aportam no seu trabalho, para partilhar ferramentas, pontos de vista e criar sinergias e possibilidades de cooperação. A amplitude das temáticas permitirão que todos os grupos possam intervir.

Mesa Redonda I- Análise de dados multimodais. Inclui comunicação multimodal (uso de todo o tipo de recursos verbais e não verbais); consideração de dados provenientes de corpus diferentes (entrevistas e grupos focais, textos, interações naturais, etc.) para triangular resultados de análises parciais.

Mesa Redonda II- Poliglossias. Questão presente há décadas nas ciências da linguagem e persistente nos dias de hoje nas interações multilingues: a noção de língua - como decidir, na análise de dados, quais as fronteiras entre os recursos usados, na perspetiva de analistas (ético) e do ponto de vista de falantes (émico).

Mesa Redonda III - Tecnologias para captar/analisar o discurso.

Acolhe o trabalho de campo realizado em ambientes web 2.0, bem como as aplicações para criar corpus e para analisar, transcrever dados e armazená-los.