NOTICIAS

CFP: Curso de verão Soberania(s): Corpo, Hábitos e Territórios, Universidade de Santiago de Compostela

FECHA

01/06/2014

COMPARTIR

CFP: Curso de verão Soberania(s): Corpo, Hábitos e Territórios, Universidade de Santiago de Compostela

(image) Curso de verão
Soberania(s): corpo, hábitos e territórios
Organizam: Teresa Moure e Víctor Míguez

Universidade de Santiago de Compostela
15-18 de julho de 2014

OBJETIVOS: Hoje a opinião pública aceita acriticamente que vivemos tempos de globalização: a comunicação internacional faz-se em inglês, as normas são ditadas pela empresa e os sujeitos fazem parte duma engrenagem que move o mundo sem possibilidades de réplica. No entanto, a palavra soberania surge en distintos discursos como expressão de rebeldia. Os feminismos referem-se à soberania sobre o próprio corpo para evocar os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e também as liberdades sexuais, as mais íntimas, de toda a população. Em política, a soberania assegura os direitos nacionais num momento em que alguns territórios, como a Escócia ou a Catalunha, dão forma às suas reivindicações de independência. Em ecologia e economia a soberania alimentar identifica-se com os direitos das pessoas consumidoras a conhecerem e controlarem o processo de produção dos alimentos. Na crítica da cultura, a soberania refere-se à criação de qualquer tipo de nova identidade, incluído o caso sociolinguísticamente constatado de conflitos ou normas ortográficas que se sobrepõem. En consequência, dentro duma análise crítica do discurso, urge analisar o concepto de soberania de maneira integral, dado que algumas das práticas mais dissidentes da atualidade social estão a ser convocadas sob esta etiqueta, o que incita a revisá-la com todas as ferramentas inteletuais para o debate em sessões interdisciplinares destinadas nem só ao estudantado universitário, mas a toda a sociedade galega.

COMUNICAÇÕES: As pessoas interessadas em contribuirem ao debate de ideias podem enviar comunicações por escrito (máx. 5 págs. DINA-4, corpo 12) antes do 30 de maio, a fim de as seleccionadas serem apresentadas na última sessão do curso.

 PROGRAMA

15 de julho: Soberania sobre o corpo

  • 09:30 Acreditação e inauguração do curso
  • 10:30 As femem e as práticas discursivas para deconstruírmos o género. Teresa Moure, professora titular de linguística da Universidade de Santiago de Compostela e escritora.
  • 12:30 As novas identidades de género: soberania sobre o próprio corpo. Elvira de Burgos, professora titular de filosofia da Universidad de Zaragoza. / Beatriz Suárez Briones, professora titular de teoria da literatura da Universidade de Vigo.
  • 16:00 Corpos, géneros e sexualidades. A pergunta pela liberdade e pela dissidência. Laura Bugalho, ativista trans- feminista e sindicalista.
  • 18:30. A soberania sobre o corpo. Para onde caminha o feminismo na Galiza? Laura Bugalho, supra. / Rocío Fraga, socióloga e ativista feminista em Non me pises o freghao. / Paula Ríos, linguista e ativista feminista em Mulheres Nacionalistas Galegas.

16 de julho: Soberania nacional e soberania ortográfica

  • 10:00 O conceito de nação aqui e agora: Soberania nacional e história da Galiza. Carlos Morais, historiador, Secretário geral de Primeira Linha.
  • 12:00 Galiza pela soberania. Que significa soberania nacional na época da globalização? Uxío-Breogán Diéguez, historiador e integrante da Galiza pola Soberania (GpS). / Joam Péres, portavoz de Causa Galiza e integrante da GpS. / Ana Viqueira, jornalista e integrante da coordenadora nacional da GpS.
  • 16:00 Escribir/escrever en/em galego: o que implica mudar a norma? Carlos Quiroga, professor titular de filologia portuguesa na Universidade de Santiago de Compostela e escritor.
  • 18:30 Estratégias de domínio-submissão no caso galego: O combate entre normas ortográficas e a sua incidência na soberania nacional. Celso Álvarez Cáccamo, professor titular de linguística na Universidade da Corunha e escritor. / Valentim Rodrigues Fagim, professor de português, editor e vice-presidente da Associaçom Galega da Língua (AGAL). / Isabel Rei Samartim, professora de música no conservatório de Compostela e ativista reintegracionista.

17 de julho: Soberania sobre os hábitos

  • 10:00 Decrescentismo para viver melhor. Pensamentos alternativos na economia e na sociedade. Carlos Taibo, professor titular de ciências políticas da Universidad Autónoma de Madrid e escritor.
  • 12:00 Soberania alimentar. Feminismo e decrescentismo, um projeto comum? Carlos Taibo, supra. / Isabel Vilalba, filóloga, secretaria geral do Sindicato Labrego Galego / Modera: Teresa Moure, supra.
  • 16:00 Projeção e debate do documentário: “Stop! Rodando el cambio", um projeto de ação mundial.
  • 18:30 Economia feminista: na procura da soberania dos tempos e dos cuidados. Eva Aguayo, professora contratada doutora de economia e coordenadora da Oficina de Igualdade e Género da USC.

18 de julho: Soberanias

  • 10:00 As conclusões à luz: O repto das soberanias duma perspetiva anti-globalizadora. Teresa Moure, supra.
  • 11:30 Apresentação de comunicações.
  • 16:00 Clausura e reparto de diplomas.