NOTICIES

Bem-vinda

DATA

14/05/2013

COMPARTIR

Bem-vinda

(image)

 
Bem-vindo/a a EDiSo (Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade).
Já podes associar-te!, seja qual for o teu lugar de residência.

 Español  •  Português  •  Català  •  Euskera  •  English


Caras e caros Colegas:

          Escrevo-vos em representação do grupo que tem contribuído para criar a nova Associação EDiSo (Estudios sobre Discurso y Sociedad, Associació d’Estudis sobre Discurs i Societat e Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade). A iniciativa surgiu do Professor Teun A. van Dijk, tendo então sido formado um grupo promotor para iniciar o processo: Gloria Álvarez Benito, Celso Álvarez Cáccamo, Antonio M. Bañón Hernández, Olga Cruz Moya, Mohamed El-Madkouri Maataoui, Carmen Gregori Signes, Clara Keating, Luisa Martín Rojo, Esperanza Morales López, Luci Nussbaum Capdevilla, Montserrat Ribas Bisbal, Marta Tordesillas Colado, Teun A. van Dijk e Julia Williams Camus. Neste momento, a associação EDiSo já está registada e dispõe de uma página web, http://www.edisoportal.org, onde já está disponível toda a informação sobre o processo de inscrição de sócios.

          Esta Associação tem como objetivo fomentar o intercâmbio científico e a colaboração interdisciplinar entre investigadores/as e entre grupos de investigação de âmbitos nacionais e internacionais que estudam o discurso, a partir de perspetivas distintas e com enfoques, metodologias e objetivos distintos. Trata-se de fomentar a circulação de informação e a difusão do nosso trabalho, romper o isolamento, facilitar a formação, a colaboração e o exercício profissional dos Estudos do Discurso, com especial ênfase nos setores mais jovens. Em diálogo com a sociedade, queremos contribuir para gerar discurso e debate público que promova a tomada de consciência das relações entre o discurso, a linguagem e a sociedade.

     O âmbito da Associação é a Península Ibérica e, no que a comunicação interna respeita, sustentamo-nos no princípio da intercompreensão, segundo o qual a pessoa se exprime na língua que considerará mais adequada ao momento.

          A Associação tem vindo também a desenhar-se numa estrutura dinâmica e participativa, para que todos/as possam encontrar um lugar, dependendo da sua disponibilidade e iniciativa. De momento já foram colocadas em marcha algumas comissões de trabalho, às quais qualquer associado/a se poderá agregar. Entre as que agora se iniciam figuram: duas Comissões, de organização interna e de procedimento eleitoral, que trabalham respetivamente na elaboração dos regulamentos de funcionamento e nas eleições: a Comissão de coesão territorial e linguística, e de discurso e justiça social; as Comissões de comunicação, e de difusão e captação de recursos; e a Comissão de congressos, eventos, atividades culturais e publicações. Esperamos que os novos sócios e sócias participem nelas e contribuam para criar outras no futuro.

          Como vedes, apesar de ainda no início do projeto, já começámos a funcionar com o entusiamo que vos queremos transmitir para que vos animeis a serem sócios/as da EDiSo. As quotas anuais de inscrição são de 30, 20 ou 10 euros. Qualquer um destes valores garante de forma exatamente igual a afiliação na Associação, e inclui os mesmo direitos e obrigações. As quotas foram ajustadas consoante situações distintas, pelo que cada sócio/a poderá selecionar livremente o montante que pensa que melhor se ajustará às suas capacidades e à sua situação. Numa próxima renovação anual, será sempre possível alterar para qualquer valor de quota vigente nesse momento.

          Na sua segunda reunião fundadora, o grupo promotor decidiu nomear Teun A. van Dijk como primeiro Sócio Honorário da Associação, um reconhecimento já contemplado nos Estatutos.

          A Junta Diretiva, até que se celebrem eleições em assembleia extraordinária, ficou constituída do modo seguinte:

  • Presidência: Luisa Martín Rojo
  • Vice-presidência: Carmen Gregori Signes
  • Secretaria: Marta Tordesillas Colado
  • Vice-secretaria: Gloria Álvarez Benito
  • Tesouraria: Olga Cruz Moya
  • Vogal: Celso Álvarez Cáccamo
  • Vogal: Antonio M. Bañón Hernández
  • Vogal: Clara Keating
  • Vogal: Luci Nussbaum
  • Vogal: Montsserrat Ribas
  • Vogal: Mohamed El-Madkouri Maataoui

 

Luisa Martín Rojo, em nome do grupo promotor
14 de maio de 2013

Descarregar em PDF